Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como escolher uma creche para seu filho

Nada como um dia após o outro!!!!!

Hoje o dia está sendo um dia muito bom, Malú não chorou para dormir foi simples mamou e dormiu, está agora tirando a sonequinha da tarde o que me dá um tempinho para escrever rsrsrsrs
Estamos procurando uma escolinha que tenha berçário para colocá-la no ano que vem, gostei muito de uma mas, ainda vamos decidir aonde vamos colocá-la aproveito para postar o que é necessário prestar atenção na hora de escolher uma escola para os filhos....

Como escolher uma creche para seu filho





A escola deve oferecer confiança às famílias e aos pequenos. Se os pais se encontram satisfeitos com a escolha será mais fácil que seus filhos aceitem e se adaptem bem à mudança.

É aconselhável que a creche esteja localizada perto do domicílio familiar. Os amiguinhos que seu filho fizer na creche, serão amigos da vizinhança. Os pais devem visitar várias creches e informarem-se sobre o funcionamento e a organização de cada uma delas. Para isso, é necessário ter um pouco de tempo. Observem a relação do pessoal, com se falam e se comportam. Façam todas as perguntas, que creiam que sejam necessárias. E que não fiquem dúvidas, se for possível.

Todos os centros, tanto públicos, como privados, devem ajustar-se aos órgão responsáveis para o funcionamento das creches.

Até quantas crianças devem ter por sala?

Quanto menores são as crianças maior deve ser a atenção que necessitam. Assegurem-se de que o número de crianças por educador cumpra a norma vigente. Segundo o marco legal, só podem estar:

- Em caso de crianças menores de 12 meses, 8 crianças por sala.

- Se têm entre um e dois anos, 20 crianças por sala.

- Se já têm entre três e seis anos, 25 crianças por sala.
Como deve ser o espaço e as instalações?

O espaço tem que ser amplo e exclusivo, com acesso independente ao exterior. Para cada criança, dois metros quadrados mínimos nas salas. A dos menores de dois anos, as áreas de descanso e higiene devem estar diferenciadas. Tem que contar também com uma sala de utilização múltipla. O refeitório, por exemplo.

É obrigatório que tenha um pediatra e algum especialista em educação especial?

Não é obrigatório que haja um pediatra, mas é conveniente que ofereçam este serviço médico que tem a função de prevenção.

Se seu filho tem algum tipo de necessidade educativa especial, o centro deve possuir recursos humanos e materiais de apoio determinados pela administração educativa correspondente.

E o controle higiênico?

Existem controles periódicos por parte das autoridades competentes para comprovar o perfeito estado dos centros que devem cumprir as obrigações que fazem parte da legislação vigente, e também contar com um espaço apropriado para o refeitório e a cozinha. Os pais podem visitar a cozinha e fazer perguntas sobre o menú, por exemplo.
A zona de recreio

Para cada nove salas de aula, com uma superfície inferior aos 75 metros quadrados, todas as escolas infantis devem dispor de um pátio exterior de jogos, exclusivamente do centro escolar.
Preparação acadêmica dos educadores

Os cuidadores ou educadores que atendem às crianças entre 0 e 3 anos, devem ter, no mínimo um título de jardim de infância, e os que atendem as crianças entre 3 e 6 anos, devem ser habilitados no magistério.

Fonte:br.guiainfantil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário