Lilypie First Birthday tickers

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nossa rotina ( baseado na encantadora de bebes)

Quando a Malú tinha três meses eu conheci o livro da Tracy Hogg (Encantadora de Bebês) foi a minha salvação rsrsrs até então eu tinha dúvidas sobre um monte de coisas sabe como é, mãe de primeira viajem e sem família por perto. Muitas pessoas criticam o método criado por ela e algumas coisas eu realmente nem sigo, acho que temos que ter discernimento sobre o que se encaixa ou não na nossa vida e na vida do nosso filho mas, no geral me ajudou demais.
  O que mais me ajudou foi a criação de uma rotina para ela, segundo o que ela diz no livro,os seres humanos, não importa a idade, são criaturas orientadas por hábitos, ou seja, apresentam melhor desempenho dentro de um padrão regular de eventos. (...) Em casa, no trabalho, na escola, existem sistemas estabelecidos, que fazem nos sentirmos seguros.

O livro também diz que:

"Estrutura e organização propiciam a todos os familiares a sensação de segurança. Uma rotina estruturada auxilia os pais a estabelecer um ritmo que o bebê possa seguir e criar um ambiente que o ajude a perceber o que virá em seguida. (...) Não há rigidez: ouvimos o bebê e atendemos a suas necessidades específicas, mas o dia será mantido em uma ordem lógica. Somos nós, e não o bebê, que fornecemos a base. (...) O bebê sabe o que vem em seguida, assim como todo mundo. (...) Isso significa que a mamãe e o papai também podem planejar a sua própria vida."
 

"(A rotina) ajuda aos pais a interpretar o bebê. (...) Mas isso exige tempo, prática e um pouco de tentativa e erro."

 Aqui em casa temos uma rotina fixa a Malú tem horários para acordar, se alimentar e para as sonecas além, da hora das brincadeiras em família geralmente é no final da tarde quando o Marcos chega em casa,da rotina do banho e hora para dormir a noite, não foi fácil estabelecer isso, tem dias que nada dá certo, tem dias que saímos da rotina, vamos visitar parentes, viajamos mas depois voltamos tudo ao que era antes, parece chato isso mas garanto que não é, antes de implementar essa rotina eu ficava perdida as vezes não sabia como seria o dia o que iria acontecer se a Malú iria ou não dormir .... era mais complicado!!!!

Deixo então a dica para as mães de primeira viajem buscarem conhecer esse livro, além desse tem outros que não podem faltar entre eles: A  Vida Do Bebê do médico Rinaldo De Lamare (esse eu ganhei da Cristina ) e  Socorro Nós Temos Filhos do Jaime Kemp

2 comentários:

  1. Oi Ana Carollina! Vim retribuir sua visita ao meu blog e conhecer seu cantinho! Que linda a Malú, fofa demais! Realmente a rotina é super importante para os bebês. Em casa, por ex, Bento segue uma rotininha até hoje, que vai mudando com a introdução de novas atividades conforme ele cresce. Mas realmente ajuda bastante a deixá-los mais tranquilos, sabendo o que vai acontecer em seguida.
    Sobre os selinhos, são outras blogueiras que oferecem pra gente. Geralmente quando repassamos um selinho a alguém, deixamos um recadinho no blog da pessoa dizendo que dedicamos um selinho a ela. Aí ela vai lá, copia o selo e posta no próprio blog, seguindo as regrinhas correspondentes ao selo.
    Estou com selinhos novos para postar que ganhei de amigas, quando postar vou enviar um pra vc, para inaugurar os selinhos aqui, tá?
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu de novo!
    Conforme prometido, deixei selinho pra vc lá no blog, tá? Agora é só ir lá, copiar e postar aqui, seguindo as regrinhas! Espero que goste!
    beijo

    ResponderExcluir